O Método Kiron® é uma abordagem inovadora e terapêutica que utiliza a interação com cavalos como meio de promover o desenvolvimento pessoal, o bem-estar emocional e o crescimento humano. Desenvolvido pela francesa Nathalie Durel, o método se baseia na ideia de que a conexão com os cavalos pode ser profundamente transformadora para os seres humanos.
O nome “Kiron” é uma homenagem ao centauro terapeuta da mitologia grega, simbolizando a união terapêutica entre humanos e equinos. O método é centrado na compreensão e na aplicação dos comportamentos e reações dos cavalos como um espelho para os processos emocionais e mentais humanos.
Através de atividades práticas e direcionadas, os participantes do Método Kiron® são incentivados a desenvolver habilidades como comunicação eficaz, autoconsciência, resolução de problemas e controle emocional.
“ No Método Kiron é essencial que os cavalos vivam em manada e em liberdade para que tenham o equilíbrio mental, físico e emocional necessários e fundamentais para os trabalhos de Desenvolvimento Humano.”
Por serem presas na cadeia alimentar, os cavalos têm os sentidos muito aguçados para sua proteção e sobrevivência. Suas reações são sempre genuínas. O cavalo sente e reage de uma maneira muito transparente. Por toda a sua sensibilidade e parceria com os humanos, possuem uma habilidade natural de se conectarem com as pessoas. Se pensarmos um pouco na nossa história, quantos territórios conquistados e quantas batalhas vencidas graças a esses nossos amigos parceiros?
Os cavalos vivem numa construção social muito parecida com a nossa, o que oferece ricas informações sobre a nossa vida em família, no trabalho e nas nossas relações interpessoais quando interagimos com eles. Cavalos não mentem e são fontes confiáveis de informações concretas que, integradas ao processo de desenvolvimento pessoal, permitem importantes transformações. A comunicação implícita estabelecida na nossa relação com eles possibilita que se faça uma ligação com a nossa verdadeira intenção e a nossa postura, e, consequentemente, nos obriga a melhorar os nossos comportamentos, muitas vezes incongruentes com o que expressamos.
Os cavalos têm uma natureza gentil e intuitiva, o que os torna excelentes parceiros para interações terapêuticas. A relação com os animais cria um ambiente acolhedor e sem julgamentos, facilitando a comunicação e a expressão emocional.
Trabalhar com cavalos promove habilidades sociais, comportamentais e emocionais, como confiança, empatia, paciência, liderança e comunicação assertiva. Essas habilidades são importantes para melhorar os relacionamentos interpessoais e profissionais.